Câmara volta a pleitear agência da Caixa Econômica para Costa Rica

0
25
Fotos: Carlos Barbosa

Os vereadores costarriquenses se reuniram nesta segunda-feira (19/08) para a 28ª Sessão Ordinária do ano de 2019, onde quatro projetos foram aprovados e os vereadores apresentaram três indicações.

Entre os assuntos abordados, o edil 1º secretário Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia (PSB), apresentou um requerimento solicitando a implantação de uma agência da Caixa Econômica Federal em Costa Rica-MS. Segundo o edil, este é um pleito antigo na Casa de Leis e a população costarriquense clama há muitos anos pela implantação de uma agência do Banco Estatal no município.

“A Caixa é uma das mais importantes instituições financeiras do país, pois oferece relevantes serviços bancários, principalmente no âmbito dos programas de financiamento habitacional”, frisa.

Em audiência nesta semana em Brasília, os vereadores fazem gestão junto aos órgãos federais, deputados e senadores em busca da implantação de uma agência da Caixa Econômica em Costa Rica.

Projetos Aprovados

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 1.302, de 08 de agosto de 2019, de autoria do prefeito Waldeli dos Santos Rosa, que “autoriza a doação de imóveis urbanos”. Aprovado por unanimidade, em discussão única.

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 1.303, de 08 de agosto de 2019, de autoria do prefeito Waldeli dos Santos Rosa, que “autoriza a desafetação de imóveis públicos”. Enviado às comissões pertinentes permanentes para análise e parecer.

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 1.304, de 15 de agosto de 2019, de autoria do prefeito Waldeli dos Santos Rosa, que “altera a Lei n. 1.489, de 26 de julho de 2019, para suplementar a relação de taxas passíveis de pagamento pelo Poder Executivo através do programa Emplaca Costa Rica – 2019”. Aprovado por unanimidade, em discussão única.

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 1.305, de 15 de agosto de 2019, de autoria do prefeito Waldeli dos Santos Rosa, que “autoriza o Poder Executivo a celebrar parceria com organizações da sociedade civil para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco, nos termos da Lei Federal n. 13.019, de 31 de julho de 2014”. Aprovado por unanimidade, em discussão única.

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 07, de 15 de agosto de 2019, de autoria do presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Costa Rica, Averaldo Barbosa da Costa, e do vice-Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Costa Rica, Rayner Moraes Santos, que “altera a Lei Complementar Municipal nº 64, de 08 de junho de 2016, para dispor sobre as faixas não-edificáveis ao longo das Áreas de Preservação Permanente e das áreas de domínio público nas margens de rodovias e ferrovias”. Enviado às comissões pertinentes permanentes para análise e parecer.

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 419, de 19 de agosto de 2019, de autoria do presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Costa Rica, Averaldo Barbosa da Costa, que “denomina ‘Edmundo Souza da Costa’ o Espaço Multiuso da Escola Municipal Fábio Rodrigues Barbosa”. Enviado às comissões pertinentes permanentes para análise e parecer.

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N° 42, de 19 de agosto de 2019, de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores de Costa Rica, que “aprova a indicação de membros para composição do Conselho Municipal Antidrogas – COMAD”. Aprovado por unanimidade, em discussão única.

Indicações Apresentadas

O vereador Ronivaldo Garcia Cota (PSDB) encaminhou indicação ao prefeito WALDELI DOS SANTOS ROSA, e ao Subsecretário Municipal de Urbanização e Obras Públicas APARECIDO LACERDA DE JESUS INÁCIO, para que sejam realizados os estudos e a viabilização no sentido de reaproveitar os materiais retirados com a reforma da ponte sobre o Córrego Prata para serem reutilizados na reforma da ponte sobre o Córrego Curralinho, próximo às propriedades dos Srs. Wilson, Libercino e Sebastião.

O edil José Augusto Maia Vasconcellos, o Dr. Maia (DEM) encaminhou expediente ao prefeito WALDELI DOS SANTOS ROSA, om cópia ao Secretário Municipal de Obras Públicas RENATO BARBOSA DE MELO, e ao Diretor do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) DEOCLÉCIO PAES DA SILVA, recomendando que seja providenciada uma faixa diferenciada para estacionamento dos veículos em frente à Cooperativa Educacional de Costa Rica (Coopecri), no cruzamento da Avenida José Ferreira da Costa com a Rua Dimas Gomes Filho.

Por fim, os vereadores Rosângela Marçal Paes (PSB) e Waldomiro Bocalan, o Biri (PDT) encaminharam indicação ao prefeito WALDELI DOS SANTOS ROSA, recomendando a implantação de uma linha de ônibus circular no perímetro urbano deste município. “Tal

solicitação visa atender as reivindicações dos moradores dos bairros mais distantes do município, tais como Flor do Campo, Novo Buenos Aires, Jardim Ypê, Eldorado I e II, Jardim Afonso, Jardim Imbirussu e outros, que são longe do centro da cidade”, frisa Rosângela.

Os edis apresentaram ainda uma MOÇÃO DE PESAR Nº 27, de 19 de agosto de 2019, de autoria da Câmara Municipal de Vereadores de Costa Rica, sugerida pelo vereador José Augusto Maia Vasconcellos, pelo falecimento da “Senhora MAFALDA FERREIRA DA SILVA, transcorrido no dia 10 de agosto de 2019, às 21:50, no Hospital Adventista do Pênfico, na cidade de Campo Grande/MS.”

Considerações Finais

O 2º secretário Claudomiro Martins Rosa, o Cocó, e o vereador Ailton Martins de Amorim (MDB), fizeram uso da tribuna para convidar a população a prestigiar mais um grande evento no município: Sertões 2019 que ocorre no próximo dia 25 e 26 de agosto.

Confira abaixo a programação da Vila Sertões que será instalada no Centro de Eventos Ramez Tebet com entrada gratuita. No local também haverá Praça de Alimentação com shows das 12h às 14h e das 18h às 20h.

Domingo – 25/08 – 10h às 14h – Visitação as equipes de trabalho e área de box; – 10h – Zona de Espectador na MS-316, nas proximidades da estrada de acesso ao Porto Curralinho;

– 14h – Chegada dos competidores, percorrendo a Av. José Ferreira da Costa até a Vila Sertões; – 14h às 20h – Visitação a Vila Sertões para tirar fotos com os competidores, veículos e estrutura disponível no local; – 20h – Cerimônia de premiação do concurso Prato Típico e Artes; Discurso das autoridades e pronunciamento do Sertões.

Segunda-feira – 26/08 – 05h – Largada; – 08h – Largada da categoria regular – Zona de Espectador disponível na piscina do PNMSS – Parque Natural Municipal Salto Sucuriú.

De Rally dos Sertões para Sertões Passando por momentos de transição, o Rally mudou não só de nome, mas de propósito de ser, com injeção de mais capital, desde o ano passado. A organização do evento “off road” passou a ter uma visão de não somente fazer um Rally, mas tornar a marca Sertões muito maior, levando o Brasil e o mundo para o interior do Brasil, mostrando

suas belezas seus potenciais, o povo que aqui mora e, também, construindo caminhos para essas regiões. A busca por novas aventuras e mais responsabilidade social.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here